← Back to portfolio

5 dicas para você se tornar um investidor


Quando o assunto é investimento, não faltam especialistas para indicar aquela ou outra oportunidade, o melhor jeito de render seu dinheiro ou aquela dica que você não pode perder. Porém, quem ajuda quem está começando? Por isso, criamos um guia rápido para você perder o medo e começar a investir seu capital. Confira nossas dicas para tirar seu suado dinheiro da poupança e colocá-lo para trabalhar para você!

1- Planejamento – guardar dinheiro é investimento?

Comece devagar, entenda seus gastos e necessidades antes de tudo, se tiver alguma dívida, foque em quitá-las. Depois disso, comece a guardar um pouco por mês, mas saiba que isso não é investimento, mas uma mudança de mentalidade que vai te ajudar muito daqui para a frente! Guardar ou poupar dinheiro é diferente de investir, não tem nenhuma previsão que aquele dinheiro trabalhe para você, ele só está reservado até o próximo gasto.

2- Investimento é coisa de rico?

É hora de desmitificarmos algo, não existe pouco dinheiro para investir, e até recomendado que você comece devagar, entendendo e estudando o mercado. Assim como investir não é coisa de rico. É possível encontrar oportunidades em todas as faixas, a partir de R$100,00 você já consegue começar sua nova vida financeira.

3- Entenda qual é o seu perfil

Ao falarmos em investimentos, é preciso saber que existem riscos que cada investidor está disposto a correr. Após seu planejamento é preciso descobrir qual seu perfil, seja conservador, moderado ou arrojado. É importante saber e seguir seu alinhamento para não se frustrar com os resultados.

Na renda fixa, por exemplo, é possível calcular os lucros no momento da aplicação, já em renda variável, os riscos são maiores, pois o lucro depende das condições do mercado, não sendo indicado para quem está começando.

4- Tenha um plano

Agora que você já sabe qual seu perfil, é hora de entender qual seu objetivo. Pode ser fazer uma viagem no fim do ano ou guardar dinheiro para sua aposentadoria, isso tudo afeta o tempo de seu investimento e os riscos que você está disposto a correr. É preciso saber para onde está indo para saber como chegar lá.

5- Comece

Nossa quinta dica não poderia ser outra, comece! O mundo dos investimentos é um lugar de aprendizado diário, quanto mais você se aprofunda, melhor são suas decisões. É preciso estudar muito, saber de tudo um pouco, e não ficar preso as corretoras de sempre.

Por fim, separamos algumas dicas rápidas para ajudar no processo:

  • Cuidado com falsas promessas
  • Tenha uma reserva financeira de emergência
  • Vá com calma, é um processo lento
  • Coloque seu dinheiro em um lugar confiável
  • Diversifique sua carteira
  • Não desista

Independentemente do valor, da sua idade ou condição do momento, o primeiro passo só depende de você, conheça uma plataforma de ativos reais e saiba como aumentar seus resultados. 

O seu “eu” do futuro, agradece.